Projeto de Tecnologia e Mobilidade para incentivar Jovens Talentos

O objetivo geral desta proposta é desenvolver atividades e materiais educativos relacionados a área de Engenharia da Mobilidade, visando divulgar e atrair jovens estudantes do ensino médio da   cidade    de  Joinville  para  realizar  seus   estudos    neste   segmento,     bem   como    fortalecer  os conceitos de matemática básica dos acadêmicos ingressantes no CEM.

Metas do projeto

As metas como resultados esperados são apresentados na Tabela 1

Tabela 1- Metas e resultados.

Curso de robótica:

Está sendo  elaborado   um   material   apostilado   para   que   os   alunos   do   ensino   médio   possam   ter após o curso, visto que atualmente não temos este material.  O curso de robótica é interessante para trabalho em grupos, pois promove a integração dos conhecimentos,       criando   um   ambiente     de  aprendizagem,      exercitando    a  mente,    lidando   com desafios e soluções-problemas. (veja mais aqui, sobre o curso em andamento).

Oficina do projeto de satélites:

Será primeiramente realizada uma pesquisa pelo bolsista da escola de como funcionam os satélites, sua importância para a vida moderna, que conceitos de engenharia      que   são   utilizados   para   o  seu   funcionamento      e  várias  curiosidades     sobre   estes equipamentos.

Após esta pesquisa será elaborado um  painel com sobre as informações e um equipamento para que os jovens possam montar um “satélite” com materiais simples (copos plásticos, grampos, cordas   e   outros)  e   submete-los   a   uma   espécie   de   túnel   de   vento   vertical  (composto   de   um ventilador e um tubo transparente) em que cada satélite será testado. Esta atividade irá trabalhar com os conceitos da física do voo de forma que os alunos possam interagir. (veja mais aqui).

Oficina de energia renovável:

serão adquiridos kit´s educacionais que trabalham os conceitos  de   energia   eólica,  solar   e  hidráulica.   Paralelo   a  isto  também     será  realizada    uma pesquisa   pelo   bolsista   da   escola   dos   conceitos   de   engenharia   envolvidos   em   cada   um   destas formas de energia, elaborando um painel com sobre as informações pesquisadas.  A   oficina   então   irá  apresentar    o  painel   e  desenvolver     a  montagem      dos   kit´s  adquiridos explicando de uma forma simples os princípios de engenharia.

Desenvolvimento do jogo de engenharia:

será realizada uma pesquisa levantando informações (data   de  desenvolvimento,       país   de   origem,    custo,   etc)  em    relação    a  alguns equipamentos desenvolvidos na engenharia da mobilidade, com posse destas informações irá ser desenvolvida um jogo de tabuleiro que procurará trabalhar as informações pesquisadas de forma lúdica com o jovens.

Curso de matemática   básica:

Grande   parte   dos   problemas   de   aprendizagem  das   disciplinas   de   matemática   e   física   na primeira e segunda fases do curso de Engenharia da Mobilidade deve-se a falta de domínio do ferramental matemático, deficiência que o aluno traz do ensino fundamental e médio. Assim, uma ação   preventiva   para   evitar    a   evasão   em    demasia   é   estabelecer     um   curso   de   extensão   de matemática   básica,  a   fim   de   resgatar   seus   conceitos   fundamentais,   promovendo,   assim,   uma melhor aprendizagem das disciplinas de graduação.

Este projeto é orientado por Carlos Maurício Sacchelli, Doutor em Engenharia Mecânica, com colaboração de Tatiana Renata Garcia, Doutora em Engenharia Elétrica e  Alexandre Mikowski, Doutor em Física, onde hoje em dia se encontram como professores da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Participantes do projeto no Seminário de Iniciação cientifica do Ensino Médio UFSC/2013″