Projeto de Tecnologia e Mobilidade para incentivar Jovens Talentos
O objetivo geral desta proposta é desenvolver atividades e materiais educativos relacionados a área de Engenharia da Mobilidade, visando divulgar e atrair jovens estudantes do ensino médio da cidade de Joinville para realizar seus estudos neste segmento, bem como fortalecer os conceitos de matemática básica dos acadêmicos ingressantes no CEM.
Metas do projeto
As metas como resultados esperados são apresentados na Tabela 1
Tabela 1- Metas e resultados.
Curso de robótica:
Está sendo elaborado um material apostilado para que os alunos do ensino médio possam ter após o curso, visto que atualmente não temos este material. O curso de robótica é interessante para trabalho em grupos, pois promove a integração dos conhecimentos, criando um ambiente de aprendizagem, exercitando a mente, lidando com desafios e soluções-problemas. (veja mais aqui, sobre o curso em andamento).
Oficina do projeto de satélites:
Será primeiramente realizada uma pesquisa pelo bolsista da escola de como funcionam os satélites, sua importância para a vida moderna, que conceitos de engenharia que são utilizados para o seu funcionamento e várias curiosidades sobre estes equipamentos.
Após esta pesquisa será elaborado um painel com sobre as informações e um equipamento para que os jovens possam montar um “satélite” com materiais simples (copos plásticos, grampos, cordas e outros) e submete-los a uma espécie de túnel de vento vertical (composto de um ventilador e um tubo transparente) em que cada satélite será testado. Esta atividade irá trabalhar com os conceitos da física do voo de forma que os alunos possam interagir. (veja mais aqui).
Oficina de energia renovável:
serão adquiridos kit´s educacionais que trabalham os conceitos de energia eólica, solar e hidráulica. Paralelo a isto também será realizada uma pesquisa pelo bolsista da escola dos conceitos de engenharia envolvidos em cada um destas formas de energia, elaborando um painel com sobre as informações pesquisadas. A oficina então irá apresentar o painel e desenvolver a montagem dos kit´s adquiridos explicando de uma forma simples os princípios de engenharia.
Desenvolvimento do jogo de engenharia:
será realizada uma pesquisa levantando informações (data de desenvolvimento, país de origem, custo, etc) em relação a alguns equipamentos desenvolvidos na engenharia da mobilidade, com posse destas informações irá ser desenvolvida um jogo de tabuleiro que procurará trabalhar as informações pesquisadas de forma lúdica com o jovens.
Curso de matemática básica:
Grande parte dos problemas de aprendizagem das disciplinas de matemática e física na primeira e segunda fases do curso de Engenharia da Mobilidade deve-se a falta de domínio do ferramental matemático, deficiência que o aluno traz do ensino fundamental e médio. Assim, uma ação preventiva para evitar a evasão em demasia é estabelecer um curso de extensão de matemática básica, a fim de resgatar seus conceitos fundamentais, promovendo, assim, uma melhor aprendizagem das disciplinas de graduação.
Este projeto é orientado por Carlos Maurício Sacchelli, Doutor em Engenharia Mecânica, com colaboração de Tatiana Renata Garcia, Doutora em Engenharia Elétrica e Alexandre Mikowski, Doutor em Física, onde hoje em dia se encontram como professores da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Participantes do projeto no Seminário de Iniciação cientifica do Ensino Médio UFSC/2013″