Curso Robótica

                                                                       

OBJETIVO:
  O objetivo principal deste projeto é apresentar, discutir e refletir o uso da tecnologia e da robótica para jovens do ensino médio de escolas públicas da cidade de Joinville, possibilitando, assim, o seu contato com tecnologias e estimulando-os, para o aprendizado nesta área.

O Projeto Robótica possibilita o desenvolvimento da criatividade, das relações entre as pessoas, do trabalho em equipe, da ética e da cidadania, permitindo ao professor praticar ações que levem os alunos a desenvolverem motivação, memória, linguagem, atenção, percepção e emoção. Esta metodologia contempla quatro fases:

 

Contextualizar:Nesta fase, o professor faz com que o aluno desperte a atenção doaluno sobre  um determinado tema. Esse tema que estabelece uma conexão entre os conhecimentos prévios do aluno com os novos – estará sempre relacionado a uma prática.
Construir: Nesta fase, o aluno vai realmente colocar “mãos a massa”, ou seja, vai faer uma montagem relacionada com o tema explorado durante a fase de contextualização.
Analisar: Nesta fase, os alunos vão apresentar suas montagens, explicar o funcionamento das mesmas, corrigir eventuais erros e validar o projeto.
Continuar: Nesta fase, o aluno vai resolver um desafio proposto na atividade. Só assim, o aluno terá oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, modificando sua montagem e programação para adequá-la às novas necessidades.

METODOLOGIA

O Projeto Robótica será oferecido para alunos do ensino médio, em grupos de até 5 alunos, totalizando em 10 horas de atividade divididas em quatro encontros. Os assuntos das aulas propostos serão:

AULA 1 – INTRODUÇÃO A ROBÓTICA LEGO MINDSTORM
Objetivo: Mostrar para os alunos conceitos da robótica, programação e apresentar o kit robótica lego mindstorm

AULA 2 – A CORRIDA
Objetivo: Calcular a velocidade média de um carro.
Desafio: Movimentar-se dentro de uma pista quadrada no menor tempo possível.

AULA 3 – GARRA MECÂNICA
Objetivo: calcular a velocidade ângular.
Desafio: Programar a garra mecânica para reproduzir os movimento reais.

AULA 4 – Logística
Objetivo: Mostrar por via de dados sobre a mobilidade das cidades e suas tecnologias
Desafio: Por meio do  kit Midnstron 9797 construir um line follewr, cujo o principio é seguir uma linha preta, e assim simulando uma pista de carros.

Sobre o curso:
O curso é oferecido gratuitamente aos alunos do ensino médio, e é minisdrado pelos bolsistas da UFSC sob a Coordenação dos professores  Tatiana Renata Garcia  e Carlos Maurício Sacchelli.

Agenda de horários:

Laboratório da UFSC

Endereço:
Veja no mapa
Laboratório de Inovação e Desenvolvimento de Produtos
Rua  Dr. João Colin, 2700,Santo Antônio
Joinville – SC – Brasil
Horários:
14:00 horas às 17:00 horas

 

editado por: Arihé Redivo Ramos