Pesquisa sobre satélites artificiais
EMail

 O objetivo principal deste projeto é apresentar e discutir o uso da tecnologia dos satélites para os jovens do ensino médio visitantes do campus da UFSC de Joinville, e assim por via um banner possibilitando o seu contato com as tecnologias e estimulando-os, para o aprendizado nesta área. Na qual no final da atividade será elaborado o lançador de foguetes . O trabalho visa mostrar a história e o seu funcionamento.

O projeto está sendo realizado pelas alunas da UFSC  Sthefani Neves Minela e Bruna Schneider , junto aos alunos do ensino médio Alexsander de Souza e Gabriel Fagundes dos Reis ,  sob orientação do Professor e Doutor Carlos Mauricio Sacchelli.


Veja  breves  curiosidades sobre o trabalho:

História:                                                                                                                                                                                     

No dia 4 de Outubro de 1957 no cosmódromo de Baikonour (base de foguetes da URSS) foi lançado o primeiro satélite ao espaço. Sputnik I( em russo companheiro de viagem), uma esfera de aço  com com 58,5cm e 83,6kg .

 

Como funciona?

Os satélites recebem sinais a partir de um receptor que amplifica e  converte a radiação eletromagnética  podendo desmodular ou processar comandos ou sinais vindos da terra. Esses sinais são reenviados através da cadeia emissora do satélite na forma de sinais destinados a todas a estações que operam na mesma “frequência”(espectro radioelétrico).

 

 

 

Conheça  o  projeto baixando os pdf’s dos  informativos, a respeito dos satélites artificiais:


Satelites 0.1 –  O que são, Como funcionam,Lixo espacial 
Satelites 0.2 –  História,GPS,Curiosidades 

 

QUER SABER  MUITO MAIS, ACESSE EM:

NASA

Revista veja abril

Brasil escola

Sciencemag

Amsat

 

 

editado por:   Arihé Redivo Ramos

Facebook Twitter