Lego NXT aplicado à recuperação do rio cachoeira

A equipe do projeto é formada por, um professor da UFSC, responsável geral pelas atividades, e alunos da UFSC que trabalham como tutores de sete alunos do ensino médio da rede pública de Joinville da Escola Básica Prof Jandira Dávila. O projeto trabalha com duas atividades em paralelo, uma os alunos pesquisam sobre o tema poluição e suas consequências, e na segunda os alunos divididos em equipes trabalham para resolver um problema voltado à limpeza do rio cachoeira.

A cada mês os alunos pesquisam e fazem uma apresentação sobre determinado tema, conforme apresentado na Tabela-01 que relaciona cada tema com o mês correspondente. Com isso, trabalhando o desenvolvimento da oratória dos alunos. Na apresentação os alunos discutem oque cada um conseguiu absorver sobre o tema, os tutores prestam atenção em como os alunos se comportam e dão dicas de como eles podem melhorar suas apresentações.

Em paralelo com as pesquisas uma competição interna com os alunos está sendo organizada. Na competição cada grupo terá que montar seu próprio robô utilizando o kit LEGO NXT, o robô deverá ser capaz andar e cumprir determinadas tarefas em um tablado representado na Figura-01. A região em azul na Figura-01 representa o Rio Cachoeira, as tarefas se resumem em retirar a poluição física e levar até o lixão e levar a estação de tratamento de água até a poluição química.

Ao final do projeto será organizada uma feira onde os alunos realizaram a competição de robótica, e os alunos também apresentarão todos os temas propostos ao longo do projeto, e explicaram a importância do tratamento das águas do Rio Cachoeira .

Se tiver interesse, o projeto pode ser desenvolvido na escola ou na UFSC.
Entre em contato com a equipe.

editado por:  Willian Harshe